Balanço Final por Pedro Bragança

Um mar de gente na Romaria de São Bartolomeu 2019. Foram milhares de pessoas que, ao longo de seis dias, inundaram as ruas de Ponte da Barca e os vários espaços onde decorreu a Romaria.

Uma edição com novidades, com o recinto das tasquinhas e artesanato a ganhar uma nova centralidade. Um espaço que se revelou um enorme sucesso, com mais luz, higiene, segurança e amplitude, e que os visitantes encherem diariamente, durante várias horas consecutivas.

Uma romaria onde se manteve a tradição, como no caso dos concursos do melão casca de carvalho, feira do linho, a feira do gado, a corrida de cavalos, a roda do Urca, entre outros.

Foram vários os pontos altos da festa, com destaque para o concerto do galardoado com Grammy latino, José Cid, a majestosa procissão e a imponente sessão de fogo-de-artifício do rio, com a novidade da introdução do espetáculo de luzes.

Foi um caminho longo e duro de percorrer para preparar a Festa com o maior profissionalismo. Foram muitas horas de dedicação de uma excelente equipa, que nunca regateou esforços e a quem não posso deixar de agradecer.

Na qualidade de Presidente da Associação Concelhia, quero agradecer aos funcionários da autarquia que, com muito esforço, conseguiram preparar todos os recintos com mestria; à equipa da divisão cultural da Câmara Municipal de Ponte da Barca que nunca se escusou a muito mais horas de trabalho para além do seu horário laboral; à restante Direção da Associação Concelhia das Festas de São Bartolomeu que comigo organizou esta magnifica romaria. Um agradecimento particular a quem esteve sempre ao meu lado, percorrendo caminhos sinuosos, remando contra a maré, sem tempo para estar cansado. Muitas vezes, pela experiência adquirida, caminhavam à minha frente e eu atrás fui aprendendo… Para a Ester Bago e para o incansável José Manuel Maia fica registado o meu maior agradecimento e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

Por fim, quero agradecer ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, assim como ao restante executivo, todo o apoio e confiança demonstrados ao longo destes quatro meses e meio.

Para o ano há mais. Certamente, melhor, porque é sempre assim na mais genuína romaria de Portugal.

Viva o São Bartolomeu.

Viva Ponte da Barca.

 

Pedro Bragança
Presidente da Associação Concelhia das Festas de S. Bartolomeu

––––

© Fotografia: António Fernandes