Mensagem do Presidente da Câmara Municipal

São Grandes as nossas Festas!

“(…) Como sempre, cá estarei este ano, de braço no ar – como flores ao vento – a dizer: “– Eh, gentes! Bebei comigo a pureza, a graça, a beleza inconfundível de uma das mais antigas e reputadas romarias minhotas – as Festas de Ponte da Barca”.

Assim retratou Manuel Parada, poeta da alma barquense e para sempre cantado através do hino de Ponte da Barca, a nossa maior celebração: a Romaria de S. Bartolomeu.

Somos um povo que celebra a vida! Chegados a Agosto, todos somos convocados para a nossa Festa Maior, e os barquenses acorrem, com o mesmo orgulho e júbilo de sempre, para celebrar o nosso S. Bartolomeu.

São milhares os visitantes que nos procuram para fazer parte desta que é a mais genuína Romaria de País. A todos saúdo, e de modo muito especial os barquenses, que vivendo longe da sua terra, enchem, por esta altura do ano, as nossas aldeias e as nossas ruas, de alegria. É com emoção que regressam para os braços e abraços dos familiares e amigos, após um ano árduo de trabalho, para em conjunto celebrarmos as nossas tradições e a nossa cultura. Um bem-haja à nossa diáspora que nos enche a todos, barquenses, de orgulho, por levarem e elevarem briosamente o nome da nossa terra além-fronteiras.

Este ano, e fazendo jus a todos quanto se empenham e dedicam para que estas festas sejam, ano após ano, um sucesso cada vez maior, temos uma vez mais um programa ambicioso, que irá levar a festa a todos, com novidades, respeitando a tradição.

O programa, rico, intergeracional e preenchido, vai desde o nosso Folclore, aos Cantares ao Desafio, à corrida de cavalos, aos concursos de gado, linho, melão entre outros, aos espectáculos musicais variados, com destaque para o espetáculo do grande José Cid, a magnífica e solene procissão, o fogo-de-artifício num tempo de festas imenso que tem o seu ponto alto na nossa noite, a noite das Rusgas, sempre a 23 de Agosto, onde “dizem” que o Diabo anda à solta e os sons e movimentos da nossa tradição ecoam pelas Terras da Nóbrega. São Grandes as nossas Festas!

Deixo, ainda, uma saudação muito especial e uma palavra de muito apreço pelo trabalho e dedicação, aos muitos funcionários da autarquia e à Associação Concelhia das Festas de S. Bartolomeu, pelo empenho na realização de todo o vasto programa que acompanha estes seis dias de folia e alegria e que tornam esta Romaria a mais genuína de Portugal.
A todos, votos de boa Romaria.

Um Forte Abraço,
Augusto Manuel dos Reis Marinho,
Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca