A Romaria de Portugal voltou! Exposição

Já pode visitar a exposição da Romaria de São Bartolomeu que foi hoje inaugurada no átrio dos Paços do Concelho e onde constam o cartaz da edição deste ano da Romaria (7ª Maravilha da Cultura Popular) e várias imagens individualizadas de todos as pessoas que integram o cartaz.

Texto de apresentação do cartaz:

Dois anos volvidos, após uma inesperada e dura pandemia mundial, a Romaria de São Bartolomeu, 7 Maravilha de Portugal, renasce!
Renasce de sangue novo, de sangue renovado, do vermelho intenso dos corações que batem ao ritmo do Vira e dos bombos, que ardem ao som das concertinas! Do vermelho sangue que é cor de Ponte da Barca!
Renasce o calor, renascem os abraços, renascem as mãos dadas e os afetos suspensos! Renasce a esperança, a alegria e a magia única da nossa Romaria!

No cartaz, os sete barquenses olham-se cúmplices, vaidosos pelas suas roupas, pelos seus instrumentos musicais e pela sua irreverente identidade! Formam a perfeição, a maravilha, a roda harmoniosa e cadente que brota no Urca! São também eles que fazem da Romaria de São Bartolomeu uma Maravilha Nacional!
Estão prontos para a folia, para a Rusga, para uma semana sem dia, sem noite, sem horas, sem idade, sem diferença, sem preconceito, apenas Romaria!

Esta Romaria de São Bartolomeu é de todos e para todos!
Vistam as camisas bordadas! Apertem os franjeiros! Afinem as vozes e toquem as concertinas! Acertem os passos do Vira! Elevem o rubro coração de Ponte da Barca!

A Romaria de Portugal voltou!

 

Organização: Associação Concelhia das Festas de São Bartolomeu
Direção Criativa: Augusto Borges
Texto: Marta Miranda Marques (Município Ponte Da Barca)
Um agradecimento muito especial pelo apoio no desenvolvimento do cartaz:
Pedro Cerqueira (fotografia), Rancho Folclórico de Vila Chã S. João, APPACDM – Delegação de Ponte da Barca e Ana Luisa Almeida (Rainha das Vindimas)